Recursos Leiamos

Recursos organizados em três grandes áreas: Avaliação, Intervenção, Formação & Apoio.

Ferramentas de Avaliação

A plataforma avalia as competências pré-leitoras, de leitura e idade de leitura  em três momentos chave: início, ciclos intermédios e final do ano de escolaridade/ ciclo de intervenção.

A avaliação inclui as competências ao nível do processamento fonológico (p. ex., consciência fonémica) e da palavra escrita (p. ex., descodificação).

Competências
pré-leitoras

Competências de leitura

Idade de Leitura

Para cada avaliação, a plataforma gera um relatório detalhado, com indicação, por competência, de um plano de intervenção ajustado à promoção das competências deficitárias.

Relatórios e Diagnósticos

A App Leiamos produz relatórios direcionados aos professores, educadores e pais.

Os relatórios encaminham para planos de intervenção adaptados às necessidades identificadas.

Ferramentas de Intervenção

A intervenção está preparada para os ambientes virtual e real, promovendo as competências pré-leitoras e leitoras e consiste em atividades estruturadas com: objetivos pedagógicos, procedimentos passo a passo e materiais para impressão.

O ambiente VIRTUAL consiste numa plataforma iterativa constituída por jogos estruturados em ordem crescente de complexidade através de:

O ambiente REAL compreende 60 atividades estruturadas baseadas em materiais a imprimir, descarregados a partir da App Leiamos:

40 atividades de promoção das competências pré-leitoras.

20 atividades de promoção das competências leitoras.

Formação e acompanhamento

A componente formativa e motivacional é essencial para garantir a eficácia da metodologia Leiamos. A formação inclui:

Para cada atividade são indicados os objetivos, procedimentos e materiais, em formato escrito e em vídeo.

©2025 Leiamos