Metodologia

A metodologia Leiamos aposta na promoção precoce do sucesso na aprendizagem da leitura,
conduzindo a criança que frequenta a Educação Pré-Escolar (EPE) ou o 1.º Ciclo do Ensino Básico por uma espiral evolutiva de ciclos de avaliação-intervenção-(re)avaliação, que lhe reforça e consolida as competências pré-leitoras e leitoras, de forma leve, gradual, consistente e persistente.

Competências pré-leitoras

Consciência fonológica

Competências leitoras

Princípio Alfabético

Descodificação

Base Científica

A investigação recente aponta as dificuldades persistentes na aprendizagem da leitura e da escrita como fator de risco para a motivação na escola, para as aprendizagens escolares e para a autoestima das crianças.

A intervenção precoce é a resposta mais consensual para fazer face às dificuldades de aprendizagem.

Intervenção Precoce

A intervenção precoce pode ter um objetivo ainda mais ambicioso, no sentido de prevenir que a criança experiencie dificuldades de aprendizagem, surgindo assim a expressão “em risco” (de experienciar dificuldades de aprendizagem da leitura e da escrita), com base nos mais fortes preditores de dificuldades: a consciência fonémica e o conhecimento das relações letra-som.

Foco nas competências mais fortemente correlacionadas com o sucesso na aprendizagem da leitura.

©2025 Leiamos