Methodology

The Leiamos Methodology focuses on the early promotion of success in learning to read, leading children in pre-school education (EPE) or the 1st cycle of basic education through an evolutionary spiral of assessment-intervention-(re)assessment cycles, which reinforce and consolidate pre-reading and reading skills, in a light, gradual, consistent and persistent way.

Pre-reading Skills

Phonological awareness

Reading Skills

Alphabetical Principle

Decoding

Scientific basis

Recent research points to persistent difficulties in learning to read and write as a risk factor for motivation at school, school learning and children’s self-esteem.

Early intervention is the most widely agreed upon response to learning difficulties.

Early Intervention

Early intervention can have an even more ambitious goal, in the sense of preventing children from experiencing learning difficulties, thus giving rise to the term “at risk” (of experiencing difficulties in learning to read and write), based on the strongest predictors of difficulties: phonemic awareness and knowledge of letter-sound relationships.

Focus on the skills most strongly correlated with success in learning to read.

Resultados comprovados

O impacto da promoção da consciência fonémica entre as crianças a frequentar o último ano do pré-escolar concretiza-se na diminuição em mais de 50% das crianças “em risco”.

Crianças “em risco” são aquelas que, ao início do 1º ano, apresentam resultados ao nível das competências pré-leitoras fortemente associados a uma trajetória futura de dificuldades de aprendizagem da leitura.

A intervenção sistematizada com crianças em risco, focada nas competências mais fortemente associadas à aprendizagem da leitura, é uma aposta com resultados comprovados.
Crianças que iniciaram o 1º ano com forte probabilidade de virem a experienciar dificuldades foram divididas entre grupo de intervenção e grupo comparativo. Em ambos os casos as crianças acompanharam, na sala de aula, os conteúdos previstos ao nível do 1º ano. As crianças do grupo de intervenção beneficiaram, adicionalmente, de intervenção sistematizada ao nível das competências pré-leitoras e leitoras.

Todas as crianças foram avaliadas no início e no final do 1º ano, com tarefas de avaliação de leitura com resultados de referência para a população portuguesa.
No final do 1º ano as crianças do grupo de intervenção não apenas apresentam uma curva pronunciada nas competências leitoras, como exibem um desempenho acima do valor crítico nas competências de leitura, em contraste com as crianças do grupo comparativo, cujos resultados ficaram abaixo do valor crítico.

O primeiro impacto da Pandemia foi muito acentuado na aprendizagem, muito em especial nos primeiros anos de escolaridade, e mais agravadamente entre as crianças com pouca retaguarda familiar.
Em 2020/21 mais de 25% das crianças avaliadas no início do 2º ano de escolaridade revelava um nível de leitura “muito pobre”. Era a consequência de quase quatro meses de suspensão das aulas, devido à pandemia.

Os resultados revelaram ainda que as crianças de contextos economicamente desfavorecidos foram as mais penalizadas. Se entre os alunos do 2º ano provenientes de contextos não desfavorecidos havia 22% no nível de leitura “muito pobre”, entre as crianças de famílias carenciadas o valor era dez pontos percentuais superior.

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