A app.Leiamos está estruturada em modo lúdico e em ambiente atrativo para a criança.
Englobando as competências ao nível do processamento fonológico (e.g., consciência fonémica) e da palavra escrita (e.g., descodificação), a avaliação está automaticamente prevista em momentos chave – início, fases intermédias e final da intervenção.
Para cada avaliação, a plataforma gera um relatório detalhado, com indicação, por competência, de um plano de intervenção ajustado à promoção das competências deficitárias.
A intervenção está preparada para os ambientes virtual e real, promovendo as competências pré-leitoras e leitoras.
O ambiente VIRTUAL consiste num software interativo constituído por jogos estruturados em ordem crescente de complexidade
através de um algoritmo sensível ao ritmo de aprendizagem da criança.
No decorrer de todos os jogos existe feedback imediato e sistema de reforço.
O ambiente REAL compreende 60 atividades estruturadas baseadas em materiais
a imprimir, descarregados a partir da app.Leiamos:
Para o acompanhamento das atividades de avaliação, a plataforma disponibiliza os Manuais de avaliação e as pastas de materiais para impressão.
Ao nível das Atividades de intervenção podem ser descarregados:
Para cada atividade são indicados os objetivos, procedimentos e materiais, em formato escrito e em vídeo.
Além da interface principal, dirigido à criança, a app.Leiamos conta ainda com o interface dirigido a pais e outro ao professor ou ao educador.
Os pais e professores/ educadores têm acesso a relatórios de monitorização.
No
caso dos pais o relatório fornece informação relativa ao seu educando; no caso do professor/ educador, o relatório fornece a informação relativa à sua turma.