Resultados comparados em duas competências fundamentais para a aprendizagem da leitura:
🟧 Segmentação Fonémica — capacidade de dividir palavras nos seus sons;
🟦 Consciência Fonémica Explícita — capacidade de manipular conscientemente os sons da fala.
Foram avaliados dois grupos de crianças, em dois momentos diferentes:
O que revelam os dados?
No Momento 1, ambos os grupos apresentam desempenhos baixos.
No Momento 2, o Grupo de Intervenção supera claramente os Valores Críticos definidos para cada competência.
O Grupo de Controlo também progride, mas sem alcançar os valores mínimos desejáveis.
As setas ilustram visualmente a evolução dos desempenhos de cada grupo entre os dois momentos.
Conclusão
A aplicação da metodologia Leiamos teve impacto significativo na consciência fonémica dos alunos. Esta evolução mostra como uma intervenção bem estruturada pode mudar o percurso de aprendizagem e promover competências essenciais para a leitura.
Resultados de dois grupos de crianças avaliadas em dois momentos distintos:
As crianças foram avaliadas em dois domínios:
🟦 Leitura de Palavras
🟧 Leitura de Pseudopalavras
O que se observa?
No Momento 1, ambos os grupos apresentavam desempenhos muito baixos.
No Momento 2, o Grupo de Intervenção ultrapassou os valores críticos definidos como mínimos aceitáveis para a idade (58% para palavras e 50,8% para pseudopalavras).
O Grupo de Controlo também evoluiu, mas manteve-se abaixo desses limiares.
Conclusão
A intervenção pedagógica baseada na metodologia Leiamos teve um impacto claro: permitiu que o grupo-alvo alcançasse — e superasse — os níveis mínimos de desempenho, mostrando que é possível mudar trajetórias de insucesso através de ferramentas estruturadas e acompanhamento contínuo.