A Leiamos é uma metodologia de apoio à aprendizagem da leitura. Apoia a aprendizagem da leitura através de um algoritmo que, com base na avaliação das competências atuais da criança, sugere um plano individual de intervenção, constituído por atividades de caráter lúdico.
Sim, toda a avaliação e intervenção, como o algoritmo que sugere a proposta individual de intervenção, têm por base o conhecimento científico atual e estudos que avaliaram o impacto positivo das propostas.
Ao nível das competências pré-leitoras a Leiamos investe na promoção da consciência do fonema* e das relaçoes entre letras e sons.
Ao nível das competências de leitura a aposta da Leiamos ocorre ao nível do processo de descificação – a “mecânica” da leitura.
A Leiamos propõe planos de atividades de intervenção para serem realizados em contexto humano, entre educador/ professor e os seus alunos. O contexto sala de aula é ideal para a promoção desteas atividades.
Sim, os resultados de cada avaliação geram automaticamente um gráfico que assinala, para cada ompetência, se a criança se encontra dentro ou aquém do esperado, e a cada nova avaliação são gerados gráficos que incluem os resultados anteriores, assim permitindo compreender a curva de progressão.
Sim, imeditamente após cada avaliação é gerado um relatório com indicação da linha de tendência de progressão.
Sim, a Leiamos está desenhada para responder às necessidades de um AE ou conjunto escolas, gerando relatórios ajustados a cada nível da gestão, desde o professor (com acesso aos resultados em cada competência para cada aluno) até ao Diretor de AE (com acesso aos resultados para cada competência por escola e ano de escolaridade).
A oferta Leiamos inclui formação creditada e consultoria, em complementaridade com todas as funcionalidades da plataforma.
A Leiamos está disponível para acesso através de PC, tablet e telemóvel.
Não. A ligação à Internet pode ser pontual; os dados são gravados na memória do dispositivo e transferidos para o servidor quando o sinal Internet estiver disponível.
O suporte técnico ocorre através do endereço BLABLA, com um prazo máximo de resposta de BLABLA.
Através do Forum Leiamos em BLABLA todos os utilizadores podem contribuir e ter acesso aos conteúdos da comunidade.
A Leiamos tem por base estudos científicos que sustentam o impacto positivo das propostas de intervenção ao nível da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo.
A Leiamos aposta na promoção, ao nível da Educação Pré-Escolar, da consciência do fonema – competência essencial para a aprendizagem posterior das relações entre letras e sons.
Todas as propostas de intervenção Leiamos pressupõem o contacto humano entre educador/ professor e crianças.
Não, a Leiamos acredita que o contacto humano entre o educador/ professor e as crianças é fundamental à aprendizagem. Todas as propostas de intervenção estão desenhadas para serem realizadas em contexto físico.
Sim, todos os alunos, com mais e menos dificuldades, se sentem motivados e beneficiam da abordagem gradual e sistemática proposta pela Leiamos.