E se existisse uma ferramenta que ajudasse professores a identificar, logo nos primeiros anos, quais os alunos com risco de dificuldades de leitura? E se essa mesma ferramenta ajudasse a intervir de forma direcionada, sem aumentar a carga sobre os docentes?
Uma solução baseada em ciência
A plataforma Leiamos nasce precisamente com esse objetivo: avaliar, intervir e acompanhar, através de uma abordagem digital centrada no professor e baseada numa metodologia validada com crianças portuguesas.
Com três pilares principais — avaliação precisa, intervenção adaptada, e feedback imediato —, a plataforma transforma uma tarefa complexa num processo mais fluido e eficiente.
O papel do professor
O educador continua a ser o elemento central. É ele quem introduz os dados, acompanha os jogos com os alunos, consulta os relatórios e decide o ritmo da intervenção.
Tudo acontece numa interface simples e intuitiva, com instruções multilingue e com propostas de atividades tanto digitais (em modo jogo) como adaptadas à sala de aula.
E o que torna tudo isto tão poderoso?
A resposta está na forma como a plataforma evolui com cada criança. E é isso que vamos explorar no artigo seguinte.
Queres perceber como funciona esta inteligência educativa? No próximo artigo mostramos o motor que personaliza o percurso de cada criança. eu dui.