Arquitetura Iterativa e Inovação Social: o que faz da Leiamos uma solução diferente

Do simples ao complexo, com rigor, personalização e impacto real.

A Leiamos não é apenas uma ferramenta digital: é uma abordagem desenhada para se adaptar continuamente a cada criança, respeitando o seu ritmo e as suas necessidades. O segredo? Uma arquitetura iterativa que liga avaliação, intervenção e reavaliação num ciclo contínuo.

Avaliar. Intervir. Reavaliar. Repetir.

A cada momento, o percurso do aluno é ajustado com base em dados reais. Após a avaliação inicial, a plataforma sugere atividades específicas. O progresso é depois medido e… o ciclo recomeça, com novas propostas, mais ajustadas.

Este modelo garante que a criança só avança para competências mais complexas quando domina as anteriores — respeitando o princípio pedagógico do “do mais simples ao mais complexo”.

13 razões que fazem a diferença

O sucesso da Leiamos assenta numa combinação única de fatores:

  • Sinalização precoce (desde a Educação Pré-Escolar)
  • Avaliação com dados de referência portugueses
  • Intervenção baseada em jogos sérios
  • Relatórios automatizados com percentis
  • Interface amigável e intuitiva
  • Instruções multilingue
  • Propostas para contexto digital e real
  • Correção automática
  • Plataforma única para todos os recursos
  • Sistema multiplataforma (funciona offline)

… e acima de tudo: uma lógica de progresso iterativo e personalizado.

Conclusão

A Leiamos representa uma nova forma de pensar a aprendizagem da leitura: rigorosa, motivadora, e acessível para escolas, professores e crianças. É inovação social com impacto direto na equidade educativa.

Explora a plataforma, contacta-nos para saber mais, ou junta-te à rede de escolas que já estão a transformar o futuro das crianças através da leitura.

Compartilhar conteúdo