A Leiamos não é apenas uma ferramenta digital: é uma abordagem desenhada para se adaptar continuamente a cada criança, respeitando o seu ritmo e as suas necessidades. O segredo? Uma arquitetura iterativa que liga avaliação, intervenção e reavaliação num ciclo contínuo.
Avaliar. Intervir. Reavaliar. Repetir.
A cada momento, o percurso do aluno é ajustado com base em dados reais. Após a avaliação inicial, a plataforma sugere atividades específicas. O progresso é depois medido e… o ciclo recomeça, com novas propostas, mais ajustadas.
Este modelo garante que a criança só avança para competências mais complexas quando domina as anteriores — respeitando o princípio pedagógico do “do mais simples ao mais complexo”.
13 razões que fazem a diferença
O sucesso da Leiamos assenta numa combinação única de fatores:
- Sinalização precoce (desde a Educação Pré-Escolar)
- Avaliação com dados de referência portugueses
- Intervenção baseada em jogos sérios
- Relatórios automatizados com percentis
- Interface amigável e intuitiva
- Instruções multilingue
- Propostas para contexto digital e real
- Correção automática
- Plataforma única para todos os recursos
- Sistema multiplataforma (funciona offline)
… e acima de tudo: uma lógica de progresso iterativo e personalizado.
Conclusão
A Leiamos representa uma nova forma de pensar a aprendizagem da leitura: rigorosa, motivadora, e acessível para escolas, professores e crianças. É inovação social com impacto direto na equidade educativa.
Explora a plataforma, contacta-nos para saber mais, ou junta-te à rede de escolas que já estão a transformar o futuro das crianças através da leitura.